Voltar para o blog

Marcas x Covid-19 x Criatividade

Registro de Marca

15/04/2020

Em tempos de Coranavírus, não são só as pessoas que estão se posicionando contra a pandemia, algumas Marcas lançaram ações bem criativas para se juntarem a essa luta.

Antes de mais nada, vamos lembrar que: A MARCA é a vitrine de seu negócio, um dos bens mais importantes de sua empresa. Com o tempo, a marca passa a ser percebida como o referencial da qualidade do seu produto ou serviço.

Conheça algumas marcas que se reinventaram para estimular a luta contra o grande assunto do momento:

Covid-19. Coronavírus. Corona.

A pandemia trouxe uma transformação no dia-a-dia das pessoas em todo o mundo: do isolamento social, como tentativa de conter a rapidez da contaminação (#Fiqueemcasa), ao mais simples “ato de lavar as mãos mais vezes ao dia”. Isso também estimulou empresas a se posicionarem de forma mais incisiva frente a esta crise vivida, com redesign da marca.

O que é redesign da marca?

O redesign de marca é, consequência de um reposicionamento da empresa. Ele ocorre do desejo da marca de ser lembrada de forma diferente. Por exemplo, pode ser uma atualização visual que vai ao encontro do alinhamento dos valores da empresa para se aproximar mais do seu público e fortalecer a imagem da organização.

Diversas marcas famosas estão apostando no redesign de seus logos para se tornarem mais competitivas num mercado cada vez mais dinâmico e digital. Então, a rever o propósito da marca e, se for o caso, efetuar o redesign do logotipo, é uma ótima alternativa para se posicionar de forma destacada nas redes sociais e outras plataformas on-line.

Marcas que apostaram no redesign neste momento de pandemia do coronavírus

Mercado Livre

Foi uma das primeiras empresas a entrar nessa luta, e lançar a nova versão do seu logo trazendo uma mudança extremamente criativa. O conceito da marca original e seu símbolo, o “aperto de mãos”, traduz exatamente o que é esperado de um marketplace –  o sinal de negócio fechado!

Image

Agora, como ficou a nova logo, devido à pandemia? Segundo as autoridades médicas o contato físico entre as pessoas deve ser evitado ao máximo, por conta da propagação do vírus. Então, apertos de mão estão por hora proibidos, e com este cuidado em mente que o time do Mercado Livre apresentou uma marca temporária em que somente os cotovelos se tocam:

Image

Giraffas e o Mc Donalds

Os gigantes e concorrentes, além de atuarem no mesmo no segmento de fast-food, adotaram estratégias bem semelhantes em tempos de luta ao coronavírus, por isso mostraremos elas juntas também.

Os conceitos destas marcas originais: fazem referências aos seus nomes, assim são notoriamente conhecidas. Ambas apresentam em elementos/símbolos que remetem aos seus nomes.

Image

Devido as recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, é recomendado manter uma distância média de 1,5 a 2 metros das pessoas, para evitar a contaminação que se dá pelo contato. Baseado nisso, as duas marcas surgiram com seus novos logos, afastando os famosos elementos que as fazem únicas:

Image

Conhece alguma outra marca, que fez redesign, conta pra gente?

Outras marcas que se engajaram na campanha contra a disseminação do coronavírus

Uma campanha, criada por alguns publicitários, pretende divulgar “novos hábitos” e “novas maneiras de pensar”. A campanha conta, até o momento, com a participação de mais de 50 empresas:

Image