Voltar para o blog

O STARTUP SUMMIT 2019

Eventos

23/08/2019

O Startup Summit 2019, evento dedicado a reunirtodo o ecossistema de tecnologia do Brasil, aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto, em Florianópolis/SC.

O evento foi realizado pelo Sebrae em parceria com Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), recebeu aproximadamente 4.000 pessoas, sendo que 40% delas são de fora de Santa Catarina, com mais de 100 palestras e painéis e muito conteúdo.

Alguns detalhes do Evento:

ESPAÇO SEBRAE – Noprimeiro dia estava rolando Pitches (defender a ideia do seu negócio em poucosminutos), com mais de 13 startups para uma banca de investidores, buscando umavaga na grande final do Desafio Sebrae Like a Boss.

O stand estava sob o comando e mediação do Edson Mackeenzy,que é Hacker de Inovação e foi eleito Melhor Mentor de Negócios e Startups doBrasil pela @abstartups. Mack, é um cara incrível, compartilha dia a dia informaçõesde suma importância para o ecossistema empreendedor em suas redes.

Edson Mackeenzy - Hacker de Inovação

Os dados do Ecossistema Brasileiro de Startups - com Daniel Leipnitz, Luiza Zambrana – “Para saber onde devemos ir, devemos saber onde estamos.”  Neste painel foram apresentados os números do crescente de startups que temos no mercado Brasileiro e Catarinense, quais os maiores desafios, e principalmente, quais as oportunidades para que isso possa impactar ainda mais o cenário nacional de empreendedorismo.

Mulheres e Open Innovation: uma relação de sucesso – com: Betina Zanetti Ramos ( CEO da Nanovetores), Mari Mauger (Embaixadora da RME - Rede Mulher Empreendedora), Natália Lorena Bertussi, Evelin Bicca - Com o objetivo de mostrar como mulheres conseguem injetar conhecimento (com o foco nos relacionamentos do mercado corporativo e o open innovation), utilizando de suas habilidades e competências específicas e únicas, em uma empresa inovadora. As painelistas comentaram como lidam com as dificuldades de estarem em papéis de liderança, em ambientes em sua maioria masculino.

O mindset do empreendedorismo global – com Guilherme Arruda, Paulo Renato Macedo Cabral, Otavio Caixeta - O empreendedorismo com base no mindset global é um fenômeno interessante, que recentemente tem ganhado força na internacionalização de startups de países emergentes. Estes empreendimentos enfrentam desafios de pensar como seu produto ou serviço pode nascer resolvendo problemas de cadeias globais.

Lei de Proteção de Dados e Privacidade: os impactos nas pessoas e no ecossistema de inovação - com André Ferraz – que apontou como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados pessoais) beneficia alguns gigantes do mundo digital sendo um risco a inovação, quando os dados são coletados e compartilhados sem critério. Frente ao novo cenário mundial e em tempos de internet das coisas, ficou claro que temos muito trabalho pela frente e que é possível ter liberdade, mesmo com tantos dados sendo compartilhados sem critério.

André Ferraz - Cofundador e CEO - In Loco

Além de muito conteúdo, também foram dias de rever alguns colegas:

Daniela Jacobina - Coordenadora do Programa Centelha/FAPESC; Jefferson - Área de Inovação Sebrae; Milly Veiga - Pesquisadora Grupo Via do Conhecimento; Camila Nunes - Mahani PI; Cleuse Soares - Jornalista e Mauricio B. Nascimento - Analista Jurídico e Especialista em PI.

E tempo, a Daniela (foto acima) Coordena o Programa Centelha - que estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Santa Catarina. O programa esta aceitando submissão de ideias até dia 29/08/2019 e irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

Infelizmente não consegui assistir todas as palestras que tinha interesse, como elas acontecem de maneira simultânea acabei tendo que optar por uma ou outra, o que doeu o coração rsrs

Acho que é isso, esperando pelo evento do ano que vem.